segunda-feira, 10 de maio de 2010

Rei Midas e o toque de ouro


Na história do rei Midas, mostra um rei que tinha muita ganância de sempre ser o mais rico do mundo. Mas ele não ficava satisfeito com que tinha e sempre ficava reclamando que queria mais e mais .

Um dia o deus Dionísio perguntou para Midas porquê não usava sua riqueza para ajudar os famintos, Midas respondeu que nunca daria seu dinheiro ,gostaria que tudo que toca se vira se ouro.Sua vontade virou realidade em tudo que tocava virava ouro, transformou as flores o lago a grama de seu jardim em ouro. Com tanta felicidade vem tudo brilhar de ouro resolveu fazer um banquete em sua homenagem por ser o rei mais rico da terra.Estava todos na mesa mas quando levantou a taça para brindar percebeu que seu vinho virou ouro ,deixam do a taça de lado iniciou as comemorações. O rei tentou comer mais tudo que levava a boca transformava em ouro.

Niobe, o gato de Midas, pulou no colo do dono e se transformou em ouro o correu o mesmo quando seu cachorro Ajax lambeu sua mão. Os convidados não sabiam o que fazer, sua filha Phoebe assustada com tudo aquilo, correu para ver o que estava acontecendo, após tocar a mão na testa de seu pai ela rápida mente se transforma em ouro. Mas Midas vendo o que tinha feito se arrependeu pois tudo o que ele mais amava tinha se transformado em ouro. Dionísio com compaixão pelo rei fez tudo voltar ao Normal e Midas após esse dia dividiu sua riqueza com que precisava .

Eric A. Kimmel

53 comentários:

  1. Esse mito é uma grande lição de moral, gostei muito!!

    ResponderExcluir
  2. a realidade se muitoos dividisse o que tem a sociedade seria bem melhor olha o proximo como seu irmão....

    ResponderExcluir
  3. coisas de nerd
    só estou vendo isso pra mim faze meu trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mim também tá lendo para faze trabalho. Só que mim sabe ler e escrever e não pensa que mitos como este sejam coisas de nerd, mas, uma brilhante estória que nos leva à reflexão.

      Excluir
    2. Mim estudar mais para cara palida não enganar indio!

      Excluir
    3. To apavorado com o português daqui kkk mas ok neh

      Excluir
    4. "Mim" não faz nada ô tarzan

      Excluir
    5. Mim saber portugues melhor que Guilherme

      Excluir
    6. *batendo palmas*portugues 10/10

      Excluir
    7. Mim ler isso por gosta não por cara pálida me obrigar

      Excluir
    8. Mim não ser da tribo de Guilherme, burro que obedece cara pálida
      mim dar flechada em cara pálida

      Excluir
    9. Mim ser como Guilherme. Mim ser um cara que estuda pra trabalho. Mim gostar de estudar. Mim leu a história de Midas e com ela mim fazer trabalho.

      Excluir
    10. Fico só imaginado o que diabos tem a ver uma estória da mitologia grega, que fez parte de nada menos que o paganismo da Grécia antiga, ou seja, uma religião história, com "coisa de nerd". Esse é o nível de analfabetismo que essa nação chegou

      Excluir
    11. Mito selecionado para trabalho!

      Excluir
    12. Mim chupar mim própio pal

      Excluir
  4. sim eu tambem so pra fazer trabalho mas isso nao valera agora valera no futuro e que nos aprendemos pra sermos alguem na vida

    ResponderExcluir
  5. Esse mito ta um pouco modificado do que o professor contou para a gente, mais ajudou muito eu e a minha prima a entendermos um certo ponto da historia ! :)

    ResponderExcluir
  6. a riqueza nao traz felicidade se nao for divida

    ResponderExcluir
  7. a muitos rei midas no nosso meio que sao chamdos de representantes do povo nmas que representa mesmo seus proprios interesses os reis poloiticos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a verdadeira riqueza é espiritual se conseguirmos isso coserteza seremos muito ricos financeiramente #amar uns aos outros bando de egoistas :p

      Excluir
  8. se pudesse tranforma alguem em ouro trasformaria eu mesmo

    ResponderExcluir
  9. Eu pediria para alguem me servir sem que esse alguem encostasse em mim!Cada rei sem noçao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas a comida iria virar ouro quando encostasse na boca dele ne rsrs

      Excluir
  10. Isso infelizmente ainda acontece muito hoje, pois muitos políticos praticam isso, desviando dinheiro... Sempre querendo mais e mais, assim deixando a população prejudicada. Ta Aí A Dica Políticos...

    ResponderExcluir
  11. Pelo que estou lendo, o rei Midas não se arrependeu de nada. E isso não é coisa de nerd, apenas para quem tem interesse de aprender sobre mitologia.

    ResponderExcluir
  12. Adoro mitos que passam uma mensagem nobre.
    Tenho um canal que fala sobre mitos de todos os tipos com a licença dos adms e visualizadores da página este é o link: https://www.youtube.com/channel/UC-0a4rWlN3JSWuOqnbOByNA

    ResponderExcluir
  13. Respostas
    1. Em verdade, a historia original exprime é um tanto trágica, mas muito bonita, pelo seu desideratum.
      Começa assim:
      "Era uma vez um rei chamdo Midas. Tinha ele uma filha, cujo nome não me lemv
      bro, mas como as crianças gostam dos nomes pitorescos,vamos chamá-la de Maria Aurea.
      O rei Midas vivia obsedado/obsecado pelo OURO. Ele
      passava o dia todo no tesouro do reino, fazendo escorrer entre os dedos o ouro em pó, num verdadeiro deslubramento.
      Eis que, certa manhã, quando ele desfiava pelos dedos o ouro em pó, e por uma fresta na janela do tesouro entrava um halo de luz, ele pensou alto: Eu seria o homem mais feliz do mundo, se tudo quano eu tocasse se transformasse em ouro.
      Neste momento, apareceu no halo de luz um gênio, que o assim o interpelou: Magestade, é esta realmente a sua vontade. E o rei Midas respondeu afirmaivamente.
      Então o génio lhe disse: Pois a sua vontade está atendida. A partir deste momento,tudo em que suas mãos tocaren se trannsformará em ouro!
      E o rei embevecido saiu apalpando as paredes do tesouro, que se iam transmudando em ouro.
      Eis que, com a chegada da hora do almoço, a tragédia irrompeu impiedosa: os alimentos assim que ele os tangia, metamorfoseavam em ouro...
      O resultado é conhecido de quantos conhecem a história..

      Excluir
  14. Me ajudou bastante esse site, mas amigo você dormiu nas aulas de português ou faltou mesmo.
    Exemplos:
    errado: humidade certo:umidade

    ResponderExcluir
  15. QUERIA SER O REI MIDAS. ERA SO NAO TOCAR COM AS MAOS.

    ResponderExcluir
  16. Respostas
    1. Mds esse cara denovo daqui a pouco é rei do mim

      Excluir
  17. Essa história é uma lição de vida, não sou muito fã de mitologia, porém, essa com certeza é uma das melhores.

    ResponderExcluir
  18. Despretenciosamente, aceito de bom grado as críticasm em qualquer sentido.
    Tolerância e liberalidade são a tônica da minha bandeira, nos lindes da intelecção.

    ResponderExcluir
  19. OH INTERNÉTICA GENTE QUE NAVEGA POR AÍ MAS QUE RAIO DE LÍNGUA FALAM VOCÊS ?... EM QUE ESCOLAS É QUE ANDARAM ? ERA ASSIM QUE ESCREVIAM NOS VOSSOS CADERNOS ?... MAS Q UE MERDA DE CONVERSA... - HÁ QUE TER RESPEITO. A LÍNGUA PORTUGUESA FALADA ASSIM E "ESCRITA" POR AQUI NA NET NÃO TARDA VIRA UMA CHINESICE QUALQUER QUE NINGUÉM ENTENDERÁ... - QUES TRISTES FICARIAM O EÇA, O CAMÕES, O ALEXANDRE HERCULANO, O CAMILO, O SARAMAGO O HERMANO SARAIVA O NEMÉSIO SE LESSEM TANTOS DISPARATES COMO OS QUE APARECEM AQUI...

    ResponderExcluir