sexta-feira, 28 de maio de 2010

Jasão e o velocino de Ouro.


Eu escrevi neste mito sobre Esão,rei de Tessália, que cedeu a coroa à seu irmão,Pélias, mas este teria que entregar a coroa ao filho de Esão, Jasão assim que chegasse a idade de governar. Por achar que ele era inexperiente, Pélias não cedeu à coroa e o mandou trazer o Velocino de Ouro da ilha de Colcos,como um grande feito.
Jasão reuniu os jovens mais valentes da Grécia para acompanhá-lo e mandou construir um navio para transportá-los dando o nome de Argo e os que o tripulavam de argonautas.
Chegando à ilha de Colcos, falaram com o Rei Aetes que propôs que enfrentasse três provas, a primeira combater dois touros. Quando os touros se aproximaram, Jasão deu-lhes um punhado de cereal e aproveitou para afagá-los, e assim os dominando. Acabada a prova ele se deparou com Medéia, filha de Aetes, ela lhe deu um talismã para ajudá-lo a combater os guerreiros. Quando sentiu que suas forças se acabavam, jogou o talismã e os guerreiros começaram a lutar entre si até a morte. Medéia mandou Jasão combater o dragão naquela noite, caso contrário, seu pai não o deixaria sair da ilha. Deu a ele um frasco que fez o dragão dormir enquanto pegava o Velocino de Ouro. Logo Jasão acordou os companheiros e se preparam para voltar para Tessália,levando consigo Medéia. Um vigia avisou Aetes que foi partiu atrás do navio, e para despistá-los Medéi invocou os ventos para uma fuga mais rápida.
Quando chegaram em Tessália, Esão estava muito doente e Jasão pediu para que Medéia utilizasse algum feitiço para ajudá-lo. Para isso ele teria que matar o próprio pai, não tendo esta coragem Medéia o fez por ele e Esão reviveu mais jovem. Jasão queria que o pai assumisse o trono, mas este não concordou, e disse que mandaria Pélias renunciar o cargo e Jasão viraria rei. Ele pediu Medéia em casamento, mas ela recusou, dizendo que ele era covarde.

Eric A. Kimmel

11 comentários:

  1. obrigado,me ajudou muito pra tarefa de inglês,que contava essa história porém toda em inglês e eu não tinha entendido nada mas agora sim.

    ResponderExcluir
  2. da onde começa a história ???

    ResponderExcluir
  3. eu tbm, era de inglês no livro. o seu era do sistema de ensino UNO q nem o meu?

    ResponderExcluir
  4. minha professora de filosofia mando fazer um trabalho e tive q copiar esse troço todo

    ResponderExcluir
  5. Essa não entendi muito bem... meio confusa!

    ResponderExcluir
  6. Esta mito és uno trabalho que mês ajudou a haver mi yrabajo

    Ficou uma merda !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu filho teve que escrever esse mito pra um trabalho pra escola está perfeito

      Excluir
  7. Queria uma narraçao dessa historia pro meu filho

    ResponderExcluir